Health Encyclopedia
Search Clinical Content Search Health Library
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

Diferença entre delirium e demência

Demência e delirium são 2 problemas de saúde que alteram o estado mental da pessoa. Ambos afetam a capacidade de pensar com clareza. Também compartilham outros sintomas semelhantes. Porém, têm causas diferentes. Bem como tratamentos e desfechos diferentes.

O delirium é uma emergência médica. Precisa ser tratado imediatamente. Mas pode frequentemente ser confundido com demência. Em alguns casos, eles podem acontecer ao mesmo tempo. Aprenda o que você pode fazer para ajudar uma pessoa com sinais de 1 ou de ambos os problemas.

O que é delirium?

  • Delirium é uma alteração repentina no estado mental da pessoa. Ele muda em períodos curtos.

  • A pessoa terá dificuldade de prestar atenção. Ela pode ter dificuldade de acompanhar uma conversa. O pensamento e a fala podem ficar confusos e ilógicos.

  • A pessoa pode variar de agitada a sonolenta.

  • O delirium é uma emergência médica. Geralmente, existe uma causa.

  • O delirium é tratado encontrando-se a causa. Assim que a causa é tratada, o delirium desaparece.

O que é demência?

A demência é uma condição de longa duração. Ela tem uma gama de sintomas que indicam que o cérebro da pessoa está perdendo a função. A capacidade da pessoa de pensar, lembrar-se e comunicar-se piora com o tempo. Essas alterações são permanentes. Esse processo acontece no decorrer de anos. Pode ocorrer rápida ou lentamente. Isso depende da causa.

No início, às vezes, a pessoa pode ficar esquecida ou confusa. Os sintomas podem ser brandos. À medida que o problema piora, a pessoa começará a repetir perguntas. Ela pode se esquecer de informações básicas. Com o tempo, terá dificuldade de seguir orientações e realizar tarefas do dia a dia. Ela terá dificuldade de conversar com os outros e entender o que estão dizendo. Ela pode se esquecer de quem são as pessoas. Ela pode não saber onde está. Ela também pode ficar mal-humorada ou inquieta.

Em alguns casos, a demência pode acontecer subitamente. Por exemplo, um AVC ou lesão na cabeça pode causar dificuldades permanentes de pensamento e comunicação. Nesses casos, a demência pode não piorar com o tempo.

Pessoas com demência também correm o risco de sofrer de delirium. Isso significa que uma pessoa com demência pode ter sintomas piores devido a outro problema de saúde. Quando o problema de saúde é tratado, os sintomas podem melhorar. Porém, a pessoa continuará com demência.

Conheça a diferença

 

Demência

Delirium

Sinais comuns

Os sinais incluem esquecimento e confusão. A pessoa terá problemas para falar e entender os outros. Isso acontece ao longo de longos períodos de tempo.

Os sinais também incluem mudanças repentinas no estado mental. Essas mudanças podem ir de agitação a cansaço.

Quando surgem os sinais

Há uma mudança lenta no estado mental e no comportamento ao longo de meses ou anos.

Há uma mudança repentina no estado mental e no comportamento ao longo de horas ou dias.

Pensamento e atenção

Muitas vezes, a pessoa pode parecer confusa. Com o tempo, os pensamentos podem deixar de fazer sentido. A pessoa não consegue se concentrar bem. Muitas vezes, ela não consegue conversar com os outros ou entender o que estão dizendo. Em alguns casos, ela pode ver ou ouvir coisas que outras pessoas não veem ou ouvem (alucinações). A pessoa não consegue se lembrar de eventos que acabaram de acontecer. E perde as memórias de eventos do passado. Ela pode não se lembrar de quem são as pessoas. Ela pode não saber onde está. Ela pode não reconhecer objetos comuns.

A pessoa pode ficar confusa. Ela pode ter dificuldade de concentrar-se e conversar com os outros. É provável que a pessoa não consiga compartilhar seus sintomas com um médico. Ela pode ver ou ouvir coisas que outras pessoas não podem (alucinações). Ela pode não conseguir se lembrar de algo que acabou de acontecer.

Obtendo um diagnóstico

Uma pessoa com sinais de demência ou delirium precisará ser diagnosticada corretamente. Em alguns casos, você pode ajudar. Você pode contar ao médico como o estado mental da pessoa está diferente da condição normal. Isso pode ajudar o médico a fazer o diagnóstico do problema.

Médicos irão observar diferentes partes da saúde do paciente. Eles analisarão os medicamentos que a pessoa está tomando. Eles avaliarão se a pessoa tem uma infecção. Descobrirão se ela tem uma doença que piorou. Eles podem conversar com a pessoa para saber mais sobre o estado mental dela. E podem fazer exames para ver se há uma causa para o delirium.

Os exames para demência e delirium incluem exames de sangue e urina, RNM ou TC do cérebro. O delirium é uma emergência. A pessoa pode precisar ser internada até que a causa seja descoberta.

Quando procurar ajuda médica

Alguém com demência também pode apresentar sinais de delirium. Isso pode indicar outro problema de saúde.

Se alguém apresentar alterações repentinas de estado mental, ligue para o médico dessa pessoa imediatamente. Ou ligue para a emergência . Conte ao médico sobre as alterações de estado mental que você observou.

© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.
Powered by Krames by WebMD Ignite
About StayWell | Terms of Use | Privacy Policy | Disclaimer