Dicas de dieta e estilo de vida para Síndrome do Intestino Irritável (SII)
O seu médico pode sugerir algumas mudanças de estilo de vida para ajudar a controlar a sua SII. Alterações na dieta e controle do estresse são 2 das mudanças mais importantes. Siga as instruções do seu médico. Experimente seguir alguns dos conselhos abaixo.
Mude a sua dieta
A sua dieta pode ser uma causa importante dos sintomas de SII. Pode ser uma boa ideia experimentar o seguinte:
-
Fique atento a quais alimentos o incomodam e evite-os. Por exemplo, laticínios são difíceis de digerir para algumas pessoas. Laticínios sem lactose podem ajudar a melhorar os seus sintomas.
-
Não coma alimentos ricos em FODMAPs. Alimentos comuns que podem causar sintomas contêm carboidratos chamados de FODMAPs. Eles não são bem digeridos pelo seu corpo. Alimentos com alto teor de FODMAPs incluem algumas frutas, como maçãs, e legumes, como repolho, bem como alguns laticínios. Também podem incluir certos adoçantes, como xarope de milho com alto teor de frutose, sorbitol e xilitol. Muitas pessoas relatam que uma dieta com baixo teor de FODMAPs pode aliviar os sintomas. Converse com o seu médico sobre uma dieta com baixo teor de FODMAPs.
-
Beba de 6 a 8 copos de água por dia.
-
Não consuma cafeína nem tabaco. Essas substâncias podem afetar o funcionamento do seu sistema digestório.
-
Não beba álcool. Ele pode irritar o seu sistema digestório. E pode piorar os seus sintomas.
-
Se tiver problemas de prisão de ventre, coma mais fibras. As fibras deixam as fezes mais moles. Isso facilita a passagem das fezes pelo cólon.
-
Se tiver problemas de diarreia, coma mais fibras. As fibras também ajudam a absorver água. Isso pode ajudar a deixar as fezes mais firmes.

Reduza o estresse
Se o estresse ou a ansiedade estiverem piorando os seus sintomas de SII, aprenda a controlar o estresse. Controlar o estresse pode ajudá-lo a sentir-se melhor. Experimente estas dicas:
-
Descubra o que está causando estresse na sua vida.
-
Aprenda novas formas de lidar com essas causas. Atenção plena, meditação e yoga podem ajudar.
-
Exercícios regulares são uma ótima forma de aliviar o estresse. Eles também podem ajudar a aliviar a prisão de ventre. Para adultos, o CDC recomenda 150 minutos de atividade moderada por semana. Ou você pode praticar 75 minutos de atividade de alta intensidade por semana. O CDC também aconselha atividades de fortalecimento muscular 2 dias por semana. Se esse tempo parece demais para você, o CDC sugere dividir a atividade física em blocos de 10 minutos. Esses blocos podem ser espalhados no decorrer de uma semana. Estabelecer uma rotina que funcione para você é o segredo de um programa de exercícios bem-sucedido.
Online Medical Reviewer:
Jen Lehrer MD
Online Medical Reviewer:
L Renee Watson MSN RN
Online Medical Reviewer:
Marianne Fraser MSN RN
Date Last Reviewed:
11/1/2021
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. Todos os direitos reservados. Estas informações não pretendem substituir cuidados médicos profissionais. Siga sempre as instruções do seu profissional da área de saúde.